Olá a todos!
Lembro-me de usar essa frase várias e várias vezes na vida: detesto gramática! Depois de crescidinha entendi o motivo: eu detestava a forma como me faziam aprender gramática, e não ela per si. Aquela mania de "é assim porque sim" ou "porque é regra" me enervava. A postura de "engole aí" então era pior, me dava vontade de gritar "Ei, não sou tão burra, pode me explicar que eu vou entender!!". Com o tempo aprendi, também, que muitas das não-respostas de meus professores eram indício, apenas, de ignorância: eles também não sabiam. Não vou entrar na questão da educação que tiveram, se era falta de vontade ou falta de instrução de qualidade: é uma discussão complexa.
O que quero afirmar é que, hoje, não odeio mais a gramática. Ela tem, sim, razão de ser, e mais, ela tem, sim, EXPLICAÇÃO! A questão é que algumas levam certo tempo pra explicar, e nem todas as explicações cabem numa grade de ensino fundamental e médio. Uma dica: professores, não digam "porque sim"! Expliquem:
"Tem explicação, mas não posso dar agora porque, ao invés de te ajudar, complicaria. Se realmente importar, espere ter maior maturidade na matéria, busque esse conhecimento mais profundo sim, quando puder entendê-lo. Agora, aprenda a regra; e acredite em mim. Um dia você entende!"
Ao contrário do que muitos pensam, ser sincero com o aluno assim vai causar duas, e apenas duas, reações: ou ele fica com a pulga atrás da orelha e, com o tempo, se embrenha cada vez mais nas trilhas llinguísticas, ou entende que não lhe interessa e fica satisfeito em aprender o que precisa saber no momento. Em todo caso, o "eu odeio gramática" fica, assim, prevenido. Ou se apaixona por ela, ou se convive bem, como se convive com manuais de instruções.
Enfim, por saber de tudo isso, e por ter experimentado na pele o ódio, depois a curiosidade nervosa, depois a curiosidade acadêmica, e por fim, a compreensão prazerosa, é que me ponho a tirar dúvidas, no que eu puder, acerca da tal mal-famada e odiada gramática do português.
Quero deixar beeeem claro que não sou (ainda) uma mestre no assunto; o que sei é o conhecimento de quem tem uma boa graduação crítica na bagagem, conhecimento de alguém que aprendeu a buscar respostas com quem as tem, apenas. Não sou autoridade final, apenas auxilio a encontrar o caminho das pedras.
Beleza?
Então se tem alguma dúvida em especial, mande que tentarei responder.
Os próximos posts terão temas como crase, nova ortografia, sintaxe, pontuação, e pegadinhas diversas.
Para acompanhar, fique ligado nos marcadores. Os posts estarão marcados, como esse, com o marcado "Gramática", pra ficar de fácil localização.
Então, até!
Abrass
Nenhum comentário:
Postar um comentário